segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

BREJA!!!!!

Olá caros amiguinhos, mais um blog do Mutombo, realizando a série de 20 blogs prometidos cada um com um assunto e um tipo de postagem diferente, aqui vou falar de uma coisa que tenho muito apreço e muito carinho, minhas amadas cervejas, talvez fale alguma coisa de vinhos e whiskies, mas vou ficar mais na cerveja mesmo porque o espectro de variedade é BEMMMM maior do que qualquer outra bebida.

O mundo cervejeiro é gigante, existem trocentos tipos e variedades de cerveja, porem aqui no Brasil ficamos escravos da famigerada cerveja Pilsen, culpa do monopolio de grandes cervejarias, e até hoje esse monopolio tenta apagar cervejarias artesanais quando começam a ganhar um certo renome, elas compram essas cervejarias e fodem com a produção, caso mais recente da Eisenbahn, e pelo visto a Baden Baden vai entrar nesse mesmo ralo.

Mas, vamos lá, começar a falar de cerveja, somente uma breve iniciação sobre o que é o mundo da cerveja e porque ele é tão grande.

Mas afinal, o que é uma cerveja?

Cerveja nada mais é que uma bebida feita a partir de fermentação de cereais, como trigo, cevada, aveia, arroz, milho e o que mais sua imaginação mandar, porem, a cevada maltada é a forma mais conhecida e utilizada pelo mundo, seguida pelo trigo, utilizado com excelência pelos alemães em sua maioria.

Hoje em dia cervejas são feitas com 3 ingredientes basicos:

Um cereal qualquer maltado ou não, que seria a fonte de amido + açucar, levedura(que é o fermento), lupulo, e agua, para uma cerveja ter o selo de pureza alemã, nao pode sair dessa formula, já as cervejas belgas e americanas que são as duas maiores escolas de cerveja de hoje em dia, abusam da criatividade em cima, cada vez fazendo brincadeiras mais divertidas para o nosso paladar.

Pros que não sabem, o alcool que a cerveja tem nada mais é que cocô de fermento, o fermento come o açucar e caga alcool(se não tivesse uma trabucada nesse blog isso não seria meu.)

A cerveja possui 3 macro grupos que são eles:

  1. Lagers - São as cervejas mais populares do mundo, as nomenclaturas são dadas basicamente pelo tipo de fermentação, as Lagers são cervejas de baixa fermentação a frio, e sua graduação alcoolica geralmente é baixa(salvo alguns casos), dentro das lagers mais famosas está a Pilsner.
  2. Ales - Aqui é que funciona o mundo cervejeiro de fato, as ales, cervejas de fermentaçaõ em temperaturas mais altas, são normalmente mais encorpadas, mais fortes, e com mais nuances de sabor. 
  3. Lambics - O tipo de cerveja mais antiga do mundo, são cervejas que não utilizam nenhum tipo de levedura, são fermentadas naturalmente, o processo é bem complicado de ser atingido, por isso são mais caras, o teor alcoolico bem mais baixo, e a produção idem, vale a pena experimentar algumas mais pelo contexto historico do que por apreciação, não são lá essas coisas.

Viva la breja!

E pra terminar uma poesia:
Não bebo por vício
Não bebo por nada
Bebo porque vejo,
No fundo do copo,
O rosto da mulher amada.
Encho, para que não morras de sede
E bebo, para que não morras afogada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário