terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Chimay Bleue Cap

Vou começar aqui fazendo uma breve analise da minha breja preferidinha, aquela do coração, que o acesso não é lá muito difícil, não é nenhum preço exorbitante, e é ultra equilibrada, e é sim considerada uma das melhores do mundo.

- Antes de falar dela, tenho que explicar o que é uma cerveja Trapista, pois a Chimay se trata de uma delas...
Cervejas Trapistas nada mais são que cervejas fabricadas em mosteiros da ordem trapista E que tenham o selo de autorização de fabricação, hoje em dia somente 8 mosteiros possuem tal selo para a produção, existem algumas regrinhas básicas para uma cerveja receber esse selo de autenticidade que são:


  1. A cerveja tem que ser fabricada dentro das paredes de um monastério trapista, tanto pelos monges, ou supervisionada por eles
  2. A cervejaria tem que ser de importância secundaria dentro do monastério e o dinheiro proveniente de seu negócio deve ser reaplicado somente para fortalecer o caminho da monastia.
  3. A cervejaria não deve visar lucro. O lucro somente ira cobrir o custo de vida dos monges e a manutenção dos prédios e terras, qualquer lucro remanescente tem que ser doado para caridade, ou ajudar os necessitados.
  4. Cervejarias trapistas tem que ser constantemente monitoradas para assegurar a qualidade irretocável de suas cervejas e se as regras estão sendo cumpridas.

Tendo isso dito, vamos a breve analise da nossa Chimay.

A Chimay começou sua produção em 1863, na Belgica, mas eu não vou falar muito da cervejaria, mas sim do prazer de tomar uma, e mais especificamente a Bleue.

Dados relevantes

Cervejaria: Chimay
Tipo: Belgian Dark Strong Ale
Teor Alcoolico: 9%
Produção: Escala normal
Temperatura a ser servida: 8-12 graus Celsius
Copo a ser servido: Cálice trapista.
Preço - Europa 3 Euros, Brasil 23 Reais. *Esse é o preço médio, pode variar de 18 a 30 reais. da versão de 330 ml.
Nota aroma - 8/10
Aparência - 10/10
Sabor - 8/10
Sensação - 9/10
Conjunto - 9/10
Nota final: 9

Engarrafada em 4 versões 330ml, 750ml(Grand Reserve), 1,5li(Magnum Grande Reserve)

É uma cerveja marrom, encorpada, espuma densa e perene, aroma forte de torrefação, chocolate, caramelo e frutas vermelhas, o levedo não é muito presente no aroma, e tem forte carbonatação.
Quando encosta na sua língua, você já sente ao que veio, com seu toque aveludado e licoroso, o sabor de caramelo e de chocolate já aparecem na hora, é inconfundivel, aos poucos você vai sentindo o levedo, e o alcool sobe ao nariz um pouco, junto com o gás, fazendo uma ligeira cócega no nariz, encha a boca após o primeiro gole, e sinta tudo ao mesmo tempo, vai sentir uma cerveja pesada(no bom sentido), quase um alimento, os sabores que ela tem vão preencher tudo, e o gosto vai ficar por bastante tempo na sua boca, principalmente o caramelo e chocolate, isso realmente não é água não... é cerveja, com toda realeza possível.

Harmonização: A harmonização da Chimay Bleue é um pouco complexa, por ser uma cerveja muito pesada, ter teores de caramelo, chocolate, café, frutas vermelhas escuras, ela acaba casando muito bem com sobremesas, e principalmente com sobremesas feitas com chocolate, sobremesas pesadas mesmo, ela cai super bem, ou entao com algum tira gosto de gosto forte, algum toque de amargo cai bem, como queijos de sabor marcantes, um pecorino, um fontina, gorgonzola, roquefort e por aí vai.... o trappletomb cake que eu dei a receita em meu blog de receitas tambem cairia muito bem, experimente Trappletomb Cake

Eu dou nota 9, pq 9,5 e 10 vão pra outras cervejas que eu ainda vou falar por aqui e as considero superiores, e já adianto aqui os nomes - Trappistes Rochefort 10, Three Floyds Dark Lord 2008, e Dark Lord Oak Aged, Westvleteren 12, The Abyss, Three Philosophers e Samuel Adam´s Utopias

*Foto da cerveja em conjunto com um cálice trapista

Nenhum comentário:

Postar um comentário